O CervejElas® surgiu com reconhecimento do papel fundamental das mulheres na produção da cerveja.
A ideia nasceu no Curso de Organizador de Eventos do Senac, unidade Teresópolis, através do projeto integrador da Turma 2022.2.
O Projeto Integrador é o projeto de conclusão do curso e foi apresentado pela turma para a Secretaria de Turismo de Teresópolis, tendo aprovação e passando a fazer parte do calendário de eventos da Cidade.
O PROJETO
Capital nacional do lúpulo, Teresópolis (RJ) merecia um evento dessa profundidade e com foco em promover e valorizar a cultura cervejeira realizada por mulheres da Região Serrana do Estado do Rio de Janeiro.
Além disso, a escolha de Teresópolis para sediar o CervejElas® 2023 se explica por três motivos: além de ter nascido na turma de Organização de Eventos do Senac local, a cidade integra a Rota Cervejeira RJ, que inclui as produtoras participantes do festival; e abriga a primeira cultura certificada de cinco tipos de lúpulo no País – aliás, um projeto também assinado por mulheres.
Um dos objetivos do CervejElas® é a dar a devida publicidade à mulher na história da cerveja e propor uma reflexão sore o tema, uma vez que a participação feminina na história dessa bebida é, no mínimo, menosprezada.
A história nos conta que, no Egito dos Faraós (2.000 a.C), por exemplo, acreditava-se que o próprio deus Osíris havia ensinado às mulheres os segredos da arte da fermentação. Mais modernamente, no século XII, foi uma monja beneditina e teóloga alemã, Hildegard von Bingen, quem adicionou o lúpulo à fórmula da cerveja.
Na Alemanha e na Holanda, após a Lei de Pureza que determinou os quatro ingredientes da bebida (água, malte de cevada e lúpulo), as mestras cervejeiras tinham presença importante. Desde então, e apesar do domínio masculino do setor, as mulheres nunca deixaram de produzir com qualidade.
O Evento:
O evento conta com produtos para degustação, palestras, live painting, shows, tatuagens e outras atrações, tudo com a marca delas e com entrada franca.